A Música da Europa



Europa Ocidental
Europa Oriental (ou Leste Europeu)
Europa Setentrional (ou Europa do Norte)
Europa Meridional (ou Europa Mediterrânea)



Entre as diversas formas de dividir as regiões européias, o Viaje na Música utiliza o modelo das Nações Unidas para facilitar a navegação pela música da Europa.

A contribuição da Europa Ocidental para a história da música é imensurável. Da obra erudita de Beethoven ao fenômeno dos Beatles, nossa cultura está impregnada de ícones daquela região européia. Mas foi depois que o rock progressivo e o new age começaram a utilizar elementos da música celta com virtuosismo e talento que o mundo descobriu o vigor de estilos até então populares apenas na Irlanda, Escócia, Galícia, País de Gales e Bretanha.

Assim como Peter Gabriel, que tem sua obra pontuada pela sonoridade celta, muitos outros artistas bebem nesta fonte primordial, com grande destaque na world music. É o caso do bretão Alan Stivell e do irlandês Iarla Ó Lionáird, que costumam cantar belas melodias em gaélico. Alan Stivell, a quem muitos atribuem o renascimento da harpa celta, já tocou com músicos de várias partes do planeta e Iarla Ó Lionáird faz parte do excelente grupo Afro Celt Sound System, formado por músicos europeus e africanos. Na França, o Deep Forest desenvolveu um tipo de world music que alguns chamam de música étnica eletrônica.

Embora a Música da Europa Oriental seja pouco divulgada fora de suas fronteiras, os paises do Leste Europeu, como Polônia, Ucrânia e Albânia, possuem uma sonoridade bastante rica, com forte influência também da música oriental.

Na chamada Europa Setentrional, destacam-se músicos como o saxofonista Jan Garbarek, da Noruega, que já tocou com grandes artistas de jazz, fusion e world music. Na região mediterrânea da Europa, a música espanhola tem grupos fantásticos, como Amparanóia, Chambao e Jarabe de Palo, que atualizam e enriquecem o flamenco.  

No vídeo abaixo, o músico bretão Alan Stivell toca a harpa celta e canta, em gaélico, com arranjo moderno, a melódica Brian Boru, composta por ele em homenagem ao heróico rei da Irlanda.