O significado de world music



Logo no início dos conturbados anos 60, o etnomusicólogo Robert Edward Brown concebeu a expressão world music para reunir diversos gêneros musicais produzidos fora do mundo anglo-saxônico. Mais que um simples rótulo, o termo se assentava sobre um conceito filosófico que postulava o avanço da paz mundial através da música. No auge da Guerra Fria, enquanto a crise dos mísseis de Cuba assombrava o mundo, Brown promovia a integração cultural entre os povos, levando músicos da África e da Ásia para uma série de concertos na Wesleyan University de Connecticut, onde lecionava.

A partir de 1982, com a criação do festival WOMAD (World of Music, Arts and Dance) pelo músico britânico Peter Gabriel, a world music foi se consolidando como um rótulo fundamental na história da música. Artista genial e ser humano extraordinário, Peter Gabriel tem um longo currículo na divulgação da música tradicional de vários povos da Terra. Já em seu terceiro álbum solo, lançado em 1980, incluiu a canção folclórica sul-africana Senzeni Na?, cantada nos idiomas xhosa e zulu, na impactante faixa intitulada Biko. Composta em homenagem ao ativista negro Steve Biko, morto pelo brutal regime do Apartheid, a música galvanizou platéias ao redor do mundo e tornou-se um hino contra o segregacionismo então vigente na África do Sul.

Há vários outros músicos que divulgaram a world music, desde que George Harrison dedilhou a cítara indiana, mas a obra de Peter Gabriel é um divisor de águas. A partir do trabalho do inquieto fundador do Genesis, o significado de world music ficou cada vez mais amplo.

No vídeo abaixo, gravado em 1988, Peter Gabriel e Youssou N'Dour cantam Biko, em show dedicado a Nelson Mandela, na época  encarcerado. Dois anos depois, o grande líder do povo sul-africano sairia da prisão, para onde foi levado em 1962.