Viaje pelo mundo da música



Através da música é possível viajar pelo mundo e conhecer várias culturas e sonoridades. Foi o que fez, lá pelo início dos anos 60, o etnomusicólogo nova-iorquino Robert Edward Brown, criador da expressão world-music. Com o termo, Brown procurou abrigar um inestimável acervo de músicas folclóricas produzidas fora do mundo industrializado, onde a música já era tratada como um produto para consumo de massa.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a tendência seria o predomínio absoluto de uma música pasteurizada e de fácil digestão, não fosse o trabalho de pioneiros como Robert Brown e Peter Gabriel, que, no início dos anos 80, concebeu o festival WOMAD (World of Music, Art and Dance).

Hoje, com a disseminação da música na internet, é possível assistir apresentações de artistas dos mais variados países, dispersos pelos cinco continentes. A experiência de ouvir instrumentos musicais exóticos, idiomas  melodiosos e músicas tradicionais de culturas remotas e inusitadas provoca uma sensação arrebatadora.

Participe também desta viagem pelo mundo da música.

No vídeo abaixo, Ali Farka Touré, do Mali, canta e toca guitarra africana na música Ai Du, com a participação especial de Toumani Diabate, tocando kora (instrumento típico da África Ocidental, espécie de harpa com 21 cordas), além de uma banda extraordinária.