A Música da Ásia



Oriente Médio

Ásia Meridional (Sul da Ásia)

Ásia Oriental

Sudeste Asiático

Ásia do Norte e Ásia Central


Para facilitar a navegação pela música da Ásia, a intrincada e remota geografia do colossal continente asiático foi aqui dividida em cinco regiões.

Tão complexa quanto a geografia é a música da Ásia, cujas raízes históricas perdem-se nas profundezas do tempo e ainda hoje continuam a ser escavadas. Agora mesmo, no final do século vinte, foram descobertas na China flautas de 9 mil anos de idade, consideradas as mais antigas do mundo. E, além de instrumentos de sopro, a música chinesa tradicional utilizava variados instrumentos de corda e de percussão, como a cítara zheng e o tambor tanggu, que talvez tenham dado origem a cítaras e tambores semelhantes em toda a Ásia Oriental, do Japão à Mongólia.

Muito antiga e curiosa é também a música indiana, composta por uma infinidade de estilos musicais. Sua sonoridade encantou o Ocidente quando George Harrison introduziu a exótica cítara da Ásia Meridional (ou Sul da Ásia), no repertório dos Beatles. Harrison passou seis semanas na Índia, aprendendo a tocar o instrumento com ninguém menos que Ravi Shankar, o maior expoente da música clássica indiana, que poucos anos depois seria mundialmente incensado no célebre festival de Woodstock.

Já os países situados na porção continental do Sudeste Asiático, como Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, tiveram a música influenciada tanto pela cultura hindu quanto pela chinesa, enquanto os países insulares, como Indonésia e Filipinas, desenvolveram diferentes gêneros musicais.

Na Ásia do Norte e Ásia Central, onde estão situados os países da extinta União Soviética, como Rússia, Armênia e Uzbequistão, a música tem uma sonoridade típica. Sevara Nazarkhan, que costuma interpretar canções do folclore uzbeque com uma voz hipnótica, participou do dvd de Peter Gabriel, The Growing Up Tour, gravado em 2003.

Peter também mostrou sua paixão pela world music no antológico álbum Passion, lançado em 1989 com a trilha do filme A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese. Neste álbum fundamental, o músico britânico buscou a sonoridade de um Oriente Médio da época de Cristo, reunindo artistas extraordinários de várias partes da Ásia, como Nusrat Fateh Ali Khan, do Paquistão, L. Shankar, da Índia, e Kudsi Erguner, da Turquia.

No vídeo abaixo, L. Shankar toca a música Song for Everyone, com o consagrado saxofonista norueguês Jan Garbarek, acompanhados pelos músicos indianos Zakir Hussain e Trilok Gurtu.