Peter Gabriel e a world music




A contribuição de Peter Gabriel para a world music se consolidar no mercado fonográfico foi de importância fundamental. O primeiro passo do ex-integrante do Genesis (um dos principais ícones da música progressiva) em direção à chamada world music veio a público em 1980, com a inclusão da melancólica Senzeni Na?, música tradicional da África do Sul, em seu terceiro álbum solo.

Neste mesmo ano, entusiasmado pela incrível sonoridade e pujança musical das várias culturas humanas espalhadas pelo mundo, Peter Gabriel começou a conceber a idéia de um festival onde a música, as artes e a dança de todos os povos da Terra pudessem ser apresentadas. Utopia ? Certamente, mas, como disse Oscar Wilde, "um mapa do mundo que não inclua a Utopia nem merece ser olhado".

Em 1982, já acontecia o primeiro festival WOMAD (World of Music, Arts and Dance), em Shepton Mallet, na Inglaterra. Um grupo de Gana, o Ekome Dance Company, que se apresentou no festival, participou do novo trabalho solo de Peter Gabriel, o avassalador álbum número quatro, também conhecido como Security.

A obra de Peter Gabriel e o WOMAD alcançaram estaturas colossais.  O festival disseminou-se pelo mundo inteiro e o músico britânico elaborou uma discografia seminal, sempre reinventando e abrindo novos caminhos. Talvez a maior projeção de seu trabalho com a world music tenha sido a soberba trilha para A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, com a qual ganhou seu primeiro Grammy. No álbum Passion, Peter apresentou diversos artistas excepcionais, como Nusrat Fateh Ali Khan, Youssou N'Dour, L. Shankar e Baaba Maal.

No vídeo abaixo, Youssou N'Dour, um dos maiores expoentes da música africana, canta In Your Eyes com Peter Gabriel.